sexta-feira, 9 de março de 2012

Voltas às aulas e a rotina... hora de reorganizar a casa...

O melhor jeito de prevenir a bagunça é ter acesso rápido e fácil aonde guardamos as coisas, funcionalidade é fundamental e indispensável na decoração de sua residência ou comércio...a organização agiliza o dia-a-dia e facilita a convivência entre as pessoas. Organização de espaços é também organizarmos de forma visual.


Analise o seu modo de vida e a maneira como utiliza os ambientes, exemplo: se para ler utiliza um livro, óculos de leitura, uma poltrona e iluminação; o melhor lugar para guardar tudo isso é junto à poltrona.


Os primeiros passos:


• Liste os ambientes e as principais atividades realizadas;
• Liste a frequência com que determinadas atividades são realizadas, e o que é necessário para que cada atividade ocorra sem problemas;
• Análise dos móveis e objetos de cada espaço;
• Descreva os pontos críticos e desorganizados, assim como os positivos e favoráveis;
• Converse com os membros da família e avalie o que cada um tem a dizer sobre os espaços.


Após a identificação dos problemas, será feita a reorganização de cada espaço pela funcionalidade. O fato de o espaço ser pequeno ou extenso também influi na sua distribuição. A iluminação é fundamental, mantenha os ambientes bem iluminados e arejados. Algumas dicas para os espaços:


Cozinha:


Um dos ambientes mais complexos a ser organizado, mas também o mais fácil, já que as atividades são bastante previsíveis e constantes.
Primeiros passos:
Quantas pessoas utilizam o espaço ao mesmo tempo?
Quais os eletrodomésticos utilizados?
Como estocados os alimentos?
Como é feita a separação do lixo?




Layout:
Procure manter, quando possível, uma relação triangular entre o fogão, a pia e o refrigerador, a disposição desta forma, ajuda na funcionalidade e eficiência na cozinha.



Próximo a pia: setor molhado da cozinha, estoque nessa área todos os objetos para preparação dos alimentos, escorredores, facas, tábuas, temperos, panos... mantenha próximo também, o cesto de lixo.

Próximo ao fogão: área destinada ao cozimento dos alimentos, colheres, pegadores, ervas e temperos, panelas e tampase objetos que serão utilizados durante o cozimento.


Próximo à geladeira: lixeira para embalagens recicláveis, formas de gelo, pegador de sorvete, taças de sobremesa e embalagens para congelar alimentos.


Próximo à área de refeições: essa área deve estar muito organizada, talheres para uso diário, toalhas e guardanapos, cestas de frutas, pães e geleias.


Uma boa iluminação é fundamental para as práticas dentro deste ambiente.



Living ou sala de estar:

Quantas pessoas serão acomodadas e com que frequência?


Mantenha uma boa circulação livre de tropeços, além disso, não crie bloqueios visuais.
Neutralize o “pano de fundo” – paredes, janelas e piso – dando maior liberdade na composição geral do ambiente, com peças e objetos de decoração para evitar poluição visual.


O estofado é a peça chave e será uma peça fixa também, cuidado com o tecido. Use estampas em almofadas, que são peças decorativas, menores e mais fáceis de serem removidas ou trocadas com frequência.


Mesas de centro ou lateral: podem conter gavetas para guardar pequenos objetos de uso geral, e para manter a limpeza do espaço, nunca coloque objetos demais sobre as mesas, no caso de pequenas refeições, um porta-copos e guardanapos é indispensável.


Tapetes: contribui muito no espaço, cuidado com as padronagens fortes quando o estofado já tiver estampa.





Sala de jantar:

Ambiente para reunir familiares e amigos, procura uma mesa de acordo com seu espaço e cadeiras confortáveis, de acordo com a altura da mesa, considere no mínimo 60cm por pessoa, mais 20 a 40cm para a cabeceira. É necessário que aja uma boa circulação ao redor da mesa, mesmo com as cadeiras abertas. As opções de mesas elásticas também ajudam para adaptar para mais dois lugares.


Um aparador ou buffet é fundamental (quando houver espaço) para guardar as louças, toalhas, guardanapos, jogos de jantar, copos e bebidas, jogos de cristais e até mesmo produtos de limpeza.



Área de serviço ou Lavanderia:

Um ambiente que facilmente pode estar desorganizado, planeje tomadas suficientes para ligar todos os eletrodomésticos.


Lavadoras frontais são mais econômicas, mas exigem mais das “costas” das pessoas.


A secadora no inverno é de grande ajuda, podendo ser colocada no chão ou na parede.


Cestos devem estar ali localizados, a melhor opção seria dividir as roupas quando entram na lavanderia, em brancas, coloridas e pretas.


Armários para produtos de limpeza devem estar próximo ao tanque.


Os pregadores devem estar em fácil acesso, de preferência um suporte preso ao varal. A instalação de varais pequenos e retráteis para peças íntimas, pode ser colocado tanto na lavandeira como no banheiro.


Para as lavanderias com maior espaço físico, um bom lugar para passar as roupas e um varal para colocá-las nos cabides.



Dormitório:

Espaço dedicado ao sono, relaxamento, um espaço que deve ser tranquilo, pode ser utilizado também para estudos e ainda para receber os amigos, dependendo do seu perfil e da sua família.
Por conter objetos de diversas funções, é um ambiente muito propício a desorganização.

• Num quarto de bebê, a maior bagunça ocorre no fraldário;
• Num quarto de criança, a bagunça fica em diversas áreas, principalmente onde estão localizados os brinquedos;
• Num quarto de adolescente, a bagunça aparece no material escolar e nas atividades de hobbies e esportes.
• Num quarto de casal, na divisão entre roupas e acessório masculinos e femininos.

Cama: deve ser de boa qualidade e adequado para quem vai dormir nele.
Tapetes: com textura agradável ao tato, tem função decorativa e funcional na lateral da cama, escolha um modelo de fácil manutenção.

Criado-mudo: apoio para diferentes tarefas, escolha um modelo q se adapte as suas necessidades.

Gaveteiro ou cômoda: pode servir como centro de interesse, ou como um móvel para apoiar a tv, as gavetas podem guardar peças íntimas, acessórios, DVDs, etc.

Cadeira ou poltrona: uma boa opção de apoio para vestirmos roupas e calçados, pode ser utilizada para leitura se acompanhada de uma boa iluminação.

Cabideiro: organizar bolsas, bonés, acessórios, podem ser um acessório interessante em quartos de adolescentes.

Bancada para estudo:necessário em quartos de crianças e adolescentes principalmente, providencie estocagem para materiais escolares e livros, verifique se há tomadas para eletrônicos.

Armários e Closets: deve ser montado de acordo com a necessidade, com mais cabides ou mais prateleiras, com gavetas pequenas ou grandes, procurando manter as roupas em ordem de acordo com as estações.




Fontes:


GURGEL, Miriam. Organizando espaços – Guia de decoração e reforma de residências;
http://fazendosuacasa.blogspot.com/2010_10_01_archive.html
http://www.simplesdecoracao.com.br/2010/08/estantes-na-decoracao/
http://eudecoro.com/artigos/6-tipos-cozinhas-descubra-ideal-para-si
http://acervodeinteriores.com.br/index.php/2011/01/12/10-dicas-para-modernas-salas-de-estar/
http://www.castromoveis.com.br/si/site/0303/p
http://www.mundodastribos.com/decoracao-de-lavanderia-em-apartamento.html
http://construcaoedesign.com/category/ambientes/dormitorios-infantis/
http://todaperfeita.com.br/quartos-decorados-para-adolescente-fotos-e-dicas/
http://www.italinea.com.br

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