segunda-feira, 26 de julho de 2010

Ecodesign com Lâminas de Raios-X

Este trabalho, realizado na Disciplina de Ecodesign, no Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores, na Universidade Luterana do Brasil – Campus Canoas, no Semestre 2010/1 juntamente com o professor Álvaro Scur, trata sobre o desenvolvimento de produtos sustentáveis, tendo como base uma livre tradução das Estratégias para o Ecodesign descritas no livro: Ecodesign, The Sourcebook do autor FUAD-LUKE, Alastair (páginas 327-330). Esse trecho foi traduzido pelo Professor Roberto Scarpellini de Mello, onde elas são descritas para objetos de consumo, e objetos de trabalho (desenvolvimento de projetos).

O objetivo era realizar um projeto, que seja compatível com o mercado de trabalho, objetivando a realização de um objeto, de livre escolha do aluno, dentro das estratégias para o Ecodesign, utilizando-se de produtos e itens que sejam sustentáveis, ecológicos, não-poluentes, recicláveis ou que seja possível seu reuso, além de itens que já estejam nas categorias de reuso e reciclagem, desenvolvendo um trabalho completo de seu processo sobre suas idéias e processo de criação, até o produto final propriamente dito, que também será executado.



ECODESIGN:


Ecodesign ou Eco-design, é o termo para uma crescente tendência nos campos da Arquitetura, Engenharia e Design, em que o objetivo principal é projetar lugares, produtos e serviços que, de alguma forma, reduzam o uso de recursos não renováveis ou minimizem o impacto ambiental, é visto como ferramenta necessária para atingir o desenvolvimento sustentável.
O Ecodesign, é, acima de tudo um conceito, pode ser desenvolvido através do uso frequente e corriqueiro, a partir dos quais serão criados novos objetos que, ao serem modificados, terão um novo conceito e utilidade. Essa tendência de design é essencialmente atual e tem como objetivo preservar o planeta para gerações futuras.No Ecodesign, o ciclo de vida inteiro do produto é um dos aspectos verificados no processo de design. Isso também consolida o caminho para um esforço orquestrado para reduzir a carga ambiental total com os fornecedores, distribuidores, usuários, companhias de reciclagem e empresas de processamento.
A empresa tem, então, com o ciclo de vida do produto, de fazer uma escala em relação ao que necessita atingir. A ligação entre Ecodesign, gerenciamento ambiental e tecnologias mais limpas aparece de forma mais evidente, a partir do momento em que a empresa avança em atividades ambientalmente orientadas. A idéia básica consiste em que quanto mais alta for a posição da empresa/setor na escala, mais básico e mais preventivo será o enfoque dado aos problemas ambientais. A introdução do gerenciamento ambiental interno da empresa tem como objetivo levá-la ao topo da escala.

Adaptação de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Eco-design




SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.
Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.
A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.
Para um empreendimento humano ser sustentável, tem de ter em vista 4 requisitos básicos. Esse empreendimento tem de ser:

 ecologicamente correto;
 economicamente viável;
 socialmente justo; e
 culturalmente aceito.




RECICLAGEM

É o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Diversos produtos podem ser reciclados, mas os mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração.
O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas características. O conceito de reciclagem é diferente do de reutilização.
Reciclagem também pode ser o conjunto de técnicas que tem por finalidade aproveitar os detritos gerados e reutilizá-los no ciclo de produção de que saíram. Resultado de uma
série de atividades, onde, materiais que seriam lixo, ou estão no lixo, são coletados, separados e preparados para serem usados como matéria-prima na manufatura de novos produtos.
No Brasil os recipientes para receber materiais recicláveis seguem o seguinte padrão:
 Azul: papel/papelão
 Vermelho: plástico
 Verde: vidro
 Amarelo: metal
 Preto: madeira
 Laranja: resíduos perigosos
 Branco: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde
 Roxo: resíduos radioativos
 Castanho: resíduos orgânicos
 Cinza: resíduo geralmente não reciclável, misturado ou contaminado, não sendo possível de separação.

Adaptação de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Reciclagem



Algumas luminárias feitas com materiais reciclados:






Depois de muitas e muitas imagens, decidi que meu trabalho seria uma luminária, mas nao sabia que material usaria ainda.


LÂMINAS DE RAIO-X

As lâminas de raios-X esquecidas nos hospitais são revendidas e muitas vezes recicladas por empresas responsáveis por lixo hospitalar. Já as que vão para casa geralmente vão parar em lixões e aterros. Como contêm metanol, amônia e metais pesados como cromo, as chapas usadas acabam carregando resíduos tóxicos.
O que pouca gente sabe é que delas é possível extrair cristais de prata. Reutilizados, esses cristais se transformam em talheres e jóias, por exemplo. A partir de outro material restante da reciclagem das chapas, o acetato, pode-se fabricar caixas de presentes e bolsas.
Mas, segundo o Instituto Triângulo, o processo de reciclagem das chapas ainda é complexo, gera resíduos tóxicos e requer um alto gasto de energia. A ONG estuda uma forma de fazer a reciclagem das chapas ainda neste ano.
Por enquanto, pode-se tentar vendê-las. Na internet, há anúncios, geralmente dirigidos a quem vende o material em grandes quantidades. Por isso, é interessante que condomínios e associações se reúnam para coletar e revender as chapas, que costumam render cerca de R$ 1,50 a unidade.



Esse foram os materiais que utilizei:

 Corpo de madeira
 Fio com plug
 Batedor de claras
 Tampa para bolo
 Lã
 Arames
 Lâminas de Raios-X

Cobertura para bolo de festas


Corpo de madeira 15cm



PARECER PESSOAL:

Confesso que custei a decidir que produto faria para a Disciplina de Ecodesign, olhei dezenas de páginas na internet, dezenas de revistas e nada. Pedi sugestões aos colegas, e por mais que as idéias viessem, não era o que eu queria. Um dia, minha irmã mexendo em alguns exames, que tinha médico marcado e separava alguns Raios-X é que decidi o material principal que usaria. Decidido o material, o dilema era outro: o que fazer? Que produto desenvolver com lâminas de Raios-X? Como só enxergamos as lâminas claramente sob a luz, decidi que teria de ser uma luminária, e daí em diante fui dando andamento ao meu projeto.

Execução:
















Aqui a Luminária pronta:





E com a luminária acesa:









Apesar da demora, e do tempo que tive que me dedicar a este trabalho, a ideia é bem interessante, nos faz pensar sobre o q nós poderíamos fazer com todos aqueles objetos que iam fora, para os grandes depósitos. O produto foi desenvolvido, com o máximo de estratégias seguidas, mas principalmente, reciclagem e reuso, que foram os focos dados ao desenvolvimento do mesmo. O interessante é colocar tudo que foi aprendido em aula, em prática, dando novas constituições, utilizações, funções para os novos produtos.



BIBLIOGRAFIA:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Eco-design
http://www.cgimoveis.com.br/tecnologia/o-que-e-ecodesign-qual-a-sua-essencia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Reciclagem
http://www.compam.com.br/oquereciclagem.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sustentabilidade
http://mundodolixo.tripod.com/index_arquivos/page0007.htm
http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u395169.shtml
http://www.google.com.br

Um comentário:

  1. Oi Pâmela! Obrigada por entrar em meu blog!
    Agora tb sou sua seguidora. Muito boas as ideias que vc posta aqui! Sua luminária ficou muito bacana!PARABÉNS!
    Tb estou 'tentando' fazer um projeto sustentável com reciclados de um tipo de luminária... vamos ver no que vai dar....hehehe.
    Depois, quando puder, entre no meu blog e poste seu comentário tb, ok? E por favor, vota nele naquele selo verde!!! É só clicar, colocar seu nome e email eo topblog vai reenviar um mensagem para vc confirmar seu voto no meu blog. É rapidinho... O concurso é estritamente cultural, nem tem prêmio. Mas eu tenho uma causa pessoal, sabe? Coisas de mulher...
    Aguardo sua visita!
    Beijo grande! Cris.

    ResponderExcluir